A Origem do TG 04-021

   O Tiro de Guerra 147 foi criado pela Portaria Ministerial de 5 de setembro de 1946, publicada no Diário Oficial, em 6 de setembro de 1946. Sua instalação ocorreu em 1º de outubro daquele ano, com sede na Casa da Sociedade Italiana, esquinada Rua Nº 1 (hoje Expedicionários) com Assis Figueiredo.

   Na instalação do Tiro de Guerra 147, foram aproveitados o Estande, material de Tiro e Banda de Tambor corneteiros, vindo do extinto TG 371, de Poços de Caldas.

   Em 1948, o prefeito Miguel Carvalho Dias prestou todo o apoio moral e material ao TG. Logo no início do seu mandato, pôs a disposição do TG a verba necessária à aquisição de Bandeiras, material de Educação Física e Esportes, móveis para Secretaria, que não dispunha então.

   Onde Funcionou o TG

   Em 8 de março de 1948, a sede do TG foi mudada para o edifício do Hotel Imperial, em construção, instalando-se confortavelmente no Salão do Cinema, cuja sede foi cedida gentilmente por Osvaldo Costa, a pedido do prefeito Miguel Carvalho Dias, tendo a entrada a Rua Junqueiras.

   Foram instalados, no campo da Assossiação Atlética Caldense, pórticos, barras, caixa de salto e uma quadra de basquete e vôlei, para a prática completa de Educação Física e Esportes, cuja Praça de Esportes foi cedida por gentileza do presidente, José Anacleto Pereira.

   Outra mudança de local ocorreu em 16 de fevereiro de 1949, quando o TG passou a funcionar, juntamente com a Junta de Alistamento Militar, nas dependências da Prefeitura Municipal, na Rua Francisco Salles, 367, na parte relativa à Secretaria.

   Em 29 de junho, passou a funcionar na Rua Marechal Deodoro, 474, em dependência alugada pela Prefeitura. A partir daí começa a procura por uma nova sede.

   O TG funcionou na antiga sede, na Rua Marechal Deodoro, até junho de 1952 quando se mudou para o Country Club, onde funcionou até fins de outubro.

   No começo de novembro de 1952, passou a funcionar em dependências da Assossiação Atlética Caldense.

   A sede própria

   Houve muito impasse para a construção da sede do TG naquela época. A Prefeitura, então, incluiu o valor da construção da sede no Orçamento de 1953, a fim de construir a sede do TG.

   Ficou acertada que a construção começaria nos primeiros dias do ano de 1953, tendo sido escolhido o terreno da Travessa Mato Grosso, atrás do Grupo Escolar David Campista, de propriedade da Prefeitura, por ser mais central.

   Conforme estava previsto, foi iniciada, em março de 1953, a construção da sede própria para o Tiro de Guerra. Concluída em 31 de agosto, o TG transferiu-se das dependências que ocupava na Assossiação Atlética Caldense, no dia 4 de setembro, para sua nova sede, na Travessa Mato Grosso, atualmente Rua Pedro Linguanoto.

   Nos anos seguintes, o TG, já com sede própria, deu andamento normal às suas atividades.